CLICK HERE FOR BLOGGER TEMPLATES AND MYSPACE LAYOUTS »

domingo

Literatura?

Alguém pode me explicar o porque de a literatura ter interpretações padronizadas?É, porque no vestibular existe o que eu chamo de interpretação pronta, e se você não usá-la, meu amigo, você rodou!
Sempre achei que a literatura, bem como as artes em geral, devem ser interpretadas de uma única maneira: a sua. Gente, eu acho que super valeu a pena o que a Iracema passou pelo amor do Martim, mas os vestibulares batem o pé e dizem que não valeu a pena MESMO. Para eles, ela sofreu demais por quem não merecia. Mas para mim, valeu a pena! Ela seguiu o coração dela, fez o que achava certo, buscou a felicidade dela. Tudo bem que no final ela não teve uma morte muito...ahm...feliz, mas com certeza, é bem melhor que que deixar o sentimento pra lá e viver na dúvida, ser escrava do 'e se eu tivesse...'.
É fato que quem padronizou interpretações era um estudioso, com conhecimento profundo sobre diversas coisas que influenciaram na obra, mas alguém há de convir comigo que a habilidade de se interpretar um texto vem com a leitura, vem com a mensagem que o texto passou, com o que você entendeu dele e que sentimentos despertaram em você quando a ideia do texto é refletida na sua cabeça. Interpretação é uma coisa sua, independente do que o autor quis dizer com o que ele escrevia. Lógico, deve-se respeitar as ideias do autor, mas quem vai dizer que José de Alencar escreveu uma obra linda sobre um romance que não deu certo com o intuito de fazer a protagonista passar por maus bocados sem que nada tivesse valido a pena?Os estudiosos podem ter uma resposta próxima, mas são os leitores que devem ter a resposta final.
Arte é algo que vem de dentro, não é racional.É uma forma de se expressar, não é lógica e exata. O autor da obra coloca um pouco de si em seus trabalhos, e na maioria das vezes, o 'pouco de si' depositado é desconhecido até para o autor! É complexo e encantador. A interpretação da obra é uma forma de arte também. Você tenta entender um mundo que não é o seu, tenta decifrar enigmas escondidos, tudo isso pra ter uma interpretação da arte. Agora, isso pode ser padronizado?
Creio que não, se fosse, o mundo não teria novidades, cores, graça...O que você sente quando vê Guernica, do Picasso?Eu sinto compaixão, fico pensativa sobre o que é viver em uma guerra, lamentando a dor das pessoas. O que você sente quando assiste uma peça de teatro experimental? Vontade de rir.Acho completamente descartável, tedioso e perda de tempo. Mas tem quem ache que o teatro experimental aguça sentidos, sentimentos, pensamentos e desejos escondidos, que é uma crítica ao mundo e ao que o ser humano se tornou com o passar do tempo. E o que eu posso fazer quanto a isso? Dentro dos meus limites, posso discordar e tentar compreender o ponto de vista alheio, mas JAMAIS posso impor qual está certo e qual está errado.
Entende o que eu quero dizer?

1 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente.
Defensora do amor romantico, estilo Romantismo Séc XVIII, totalmente contrária ao racionalismo, acho que não teria razão para se viver o Padre Amaro sem sua Amélia, Humbert Humbert sem sua Lolita... e dai? Eis que são belas histórias de amor!!!